Re.Data – Roteiro de formação, no âmbito da “Semana Internacional do Acesso Aberto”

Open Acess Week2025

Integrada no roteiro de formação do projeto Re.Data, o consórcio está a organizar a sua terceira série temática de webinars, associando-se à iniciativa Semana Internacional do Acesso Aberto” que desafia, em 2025, a refletir sobre como as comunidades  académicas podem reafirmar o controlo sobre o conhecimento que produzem, promovendo a partilha equitativa e o acesso responsável à educação e à investigação.

Ao longo de três dias — de 21 a 23 de outubro, entre as 12h00 e as 13h00 — O Re.Data promove um conjunto de sessões online, onde investigadores partilham, na primeira pessoa, as suas experiências na abertura e reuso de dados de investigação.

Cada sessão contará com dois convidados e um moderador, proporcionando um espaço dinâmico para troca de ideias, aprendizagens e desafios sobre a gestão e partilha de dados. As apresentações serão complementadas por momentos de participação aberta, convidando o público a debater os caminhos para uma ciência mais acessível e colaborativa.

3 webinars – (21, 22, 23 de outubro) – entre as 12h00 e as 13h00

Dia 21 de outubro  https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_4Avlqy_6SSyn8BSl1Mo-Wg

Moderadora – Inês Caramelo | UC
Amélia Nunes | Universidade da Beira Interior
Ricardo Agarez | Iscte

Dia 22 de outubro https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_5qy1TTISTFqaQ1MROw3XOg

Moderadora – Cátia Carvalho | FCSH NOVA
João Castro | INESC TEC
Carlos Pinto | Universidade do Minho

Dia 23 de outubro https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_7UX3sHFHQs2nfqux_9a3VQ

Moderadora – Ana Inácio | FCSH NOVA
Paulo Borges |  Universidade dos Açores
Bruno Direito | Universidade de Coimbra

Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.