Implementação da Recomendação de 2021 da UNESCO sobre Ciência Aberta

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) lançou o OECD Policy Paper No. 175Embedding Citizen Science into Research Policy em abril de 2025. Este relatório aborda a implementação de Políticas Públicas em Ciência Cidadã, destacando os benefícios do envolvimento ativo dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico e oferecendo recomendações para decisores políticos de investigação.

A Ciência Cidadã, uma componente da Ciência Aberta, envolve a participação ativa dos cidadãos na cocriação de conhecimento científico em todas as áreas e fases do processo científico. Este método de investigação destaca-se por aumentar a cobertura e análise de dados, acelerar descobertas científicas, abordar de forma mais eficaz as necessidades e desafios da sociedade e promover a democratização, legitimidade e adoção de políticas informadas pelo conhecimento científico.

O relatório destina-se principalmente a decisores políticos de investigação, como ministérios e agências de financiamento, ajudando-os a reconhecer o potencial da Ciência Cidadã e a planear, implementar e avaliar políticas públicas eficazes. Inclui recomendações gerais, uma estrutura política e opções políticas, além de análises de iniciativas nacionais e internacionais. Este trabalho resulta da colaboração no Grupo de Peritos OCDE do projetoCitizen science: policies to promote citizen engagement in the production of scientific knowledge, iniciado em 2023, com a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.